sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O USO DA LINHAÇA NA ALIMENTAÇÃO.


A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, pois, além de ter suas propriedades nutricionais básicas, tem propriedades preventivas graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos. É um alimento fonte de ômega 3, ômega 6 e fibras que auxiliam na prevenção e controle de algumas doenças.
Para quem não a tem em seu cardápio, aqui vão algumas dicas, e assim possa fazer seu uso ainda hoje:
o Ajuda a baixar o peso, pois é rica em fibras solúveis eliminando o colesterol. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem 4,3g de fibras;
o Ajuda a conter a sensação desnecessária de apetite, pela quantidade de fibras presente;
o Auxilia no combate ao câncer de mama, próstata, pulmão entre outros, pois contém 27 componentes anticancerígenos;
o O óleo extraído da linhaça contém estrogênios (hormônios femininos), melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose;
o O uso regular de linhaça diminui o risco de surgir doenças cardiovasculares.
Uma característica exclusiva da linhaça é que contém uma substancia chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
A maneira mais fácil de utilizar a semente é passá-la em um processador ou liquidificador, deixando-a em pó, seu sabor se assemelha ao de nozes e castanhas. Ao triturar mantenha sob refrigeração, não mais que uma semana, pois pode ocorrer alteração no sabor.
Há dois tipos de linhaça para o consumo, a dourada que é originária de regiões de climas frios e possui sabor mais suave e a escura, mais fácil de ser encontrada, pois já se adaptou ao solo brasileiro. Em comparação com a linhaça dourada a escura possui a casca mais resistente, porém em valor nutricional são equivalentes.
A inclusão da semente na dieta deve ser gradativa, pois ainda não se chegou a um consenso sobre a quantidade ideal de consumo.
Fonte: www.qualityquality.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário