sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dietas devem ser adaptadas para cada faixa etária


Aos 20 anos, é possível comer mais carboidratos, já que os jovens consegue queimar mais calorias. Exercícios físicos também devem ser adequados à idade.

Mais possibilidades de variar o cardápio com menos risco de engordar. Na faixa dos vinte anos, os jovens conseguem queimar, em média, 60 calorias a mais do que um adulto. É como se o corpo funcionasse mais depressa. Por isso, dá para consumir mais carboidratos, como massas e arroz.

"Uma macarronada com molho de tomate, um queijo fresco, fica excelente e bem nutritivo", diz Sandra Aragão, nutricionista.

Depois dos trinta anos, as funções do corpo ficam mais lentas: é o metabolismo que começa a diminuir. “Continuo fazendo as mesmas atividades físicas, comendo a mesma coisa, mas percebe-se que agora uma facilidade maior de ganhar peso ou uma dificuldade maior de perder peso”, explica Virginia Fernandes, endocrinologista.

A partir dos trinta anos é recomendável consumir alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres, as moléculas responsáveis pelo envelhecimento. Isso pode ser encontrado nos vegetais e nas frutas, principalmente, as vermelhas.

Inclua também no cardápio a castanha do Pará, rica em selênio, que previne problemas cardiovasculares e ajuda no funcionamento do cérebro.

Quem está na fase dos quarenta, deve acrescentar chá verde, branco, vermelho e preto na dieta. Um litro por dia. "Ele produz uma queima, faz com que você queime mais calorias”, diz a nutricionista.

E um copo de suco: os vermelhos e, principalmente, verde, o chamado suco de clorofila. "É um suco que pode ser usado para combater radicais livres, celulite", afirma.

Para manter o bom funcionamento do organismo, quem já chegou aos cinquenta precisa de reforço de vitaminas, porque geralmente, a partir desta idade começa a diminuir a capacidade de absorção dos nutrientes.

"Principalmente vitamina C, que a gente encontra em frutas cítricas, vegetais de coloração verde, e a vitamina A, o betacaroteno, nos vegetais de coloração amarela", explica.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/dietas-devem-ser-adaptadas-para-cada-faixa-etaria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário