sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Produtos naturais são vendidos como remédio e dizem fazer milagres


Cuidado com produtos que prometem curas milagrosas para várias doenças. A Anvisa esclarece que só medicamentos podem ser indicados para tratamento e prevenção de doenças depois de passarem por vários testes.

A atendente oferece um produto milagroso que ativa a circulação, previne queda de cabelo, combate o câncer, reduzir a pressão e o colesterol. O produtor do Jornal Hoje pergunta se pode devolver se não gostar, mas a atendente garante que o produto é bom e ele vai gostar.

Chá, guaraná em pó e cogumelo são considerados alimentos pela Anvisa, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Como alimentos, são classificados de acordo com o seu valor nutritivo.

As embalagens não podem ter indicações de possíveis benefícios para a saúde, dizendo que é bom pra isso, que ajuda naquilo, mas quem vende tenta convencer o consumidor das qualidades do produto de todas as maneiras.

Em uma página na internet, encontramos um chá misto de ervas com superpoderes: combate gordura, celulite, estria, varizes, ansiedade, prisão de ventre.

O cogumelo promete o que a ciência ainda não conseguiu: impedir aparecimento de câncer. A poção mágica diz que cura até alguns tumores, especialmente os de pele.

Todo medicamento natural, que promete benefícios para a saúde, precisa passar por testes, pesquisas e ser registrado pela Anvisa. O número tem que estar impresso na embalagem, com lacre e selo de segurança.

Segundo Leandro Viana, coordenador de fitoterápicos da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, o consumidor deve estar atento e observar se produto realmente é registrado na Anvisa, e denunciar.

“Não se compra nenhum alimento falando que é pra câncer, pra leucemia. Um medicamento passou por todos os estudos, e cada vez mais estudos comprovando eficácia daquilo. É essa a diferença”, explica Sergio Tinoco Panizza, do Conselho Regional de Farmácia.

A Anvisa oferece formas de verificar os produtos no mercado: http://portal.anvisa.gov.br

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/produtos-naturais-sao-vendidos-como-remedio-e-garantem-milagres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário