Noticias via Email

quinta-feira, 18 de março de 2010

Exercício é fundamental para quem quer mudar de estilo de vida


A 13ª meta proposta pelas nutricionistas da USP é praticar uma atividade física diariamente, mesmo que durante poucos minutos e no meio do trânsito de São Paulo.

Já o décimo terceiro é o calcanhar de Aquiles de muita gente: praticar pelo menos meia hora de atividade física diariamente. O exercício é fundamental para quem quer mudar definitivamente de estilo de vida. É o que vai nos permitir não abandonar totalmente certas comidinhas que tanto apreciamos.
“Nada é proibido se você não tem um distúrbio metabólico, mas o que a gente tem que aprender é que depende da quantidade e que, se eu comer muito e não gastar energia, eu vou ganhar peso”, aponta a endocrinologista Carlinês Sarno de Moraes, da USP.
Queimar o tal combustível, para não ficar com o tanque cheio demais, ou ir acumulando aqueles outros reservatórios de energia pelo corpo. Isso é importante para qualquer pessoa. Para quem está tentando perder peso de maneira saudável, então, é fundamental.
O repórter Alberto Gaspar foi até uma avenida de São Paulo para encontrar com uma das companheiras de dieta. Edna mora perto e se exercita no meio dos carros. “Vamos fazer caminhada. É muito ruim fazer caminhada aqui, mas que jeito?”, diz a cabeleireira.
A empregada doméstica Meiriane também já está aos poucos fazendo suas caminhadas. Está disposta a deixar de lado a vida de sedentária. “Antigamente, eu tinha preguiça. Achava que o ônibus era mais rápido. Agora não, eu desço e volto a pé”, diz Meiriane. “Depois que eu comecei a fazer caminhada, o sono melhorou bastante. Antigamente, eu tomava remédio para dormir. Agora, não estou tomando”.
O professor de educação física Emanuel Péricles Salvador, da Faculdade de Saúde Pública da USP, dá dicas para Meiriane, em uma praça, cheia de aparelhos de ginástica, perto da casa dela.
Emanuel explica que a maior dificuldade é a gente sair da inércia. “Muitas pessoas estão há décadas sem fazer atividade física. Elas sabem que precisam fazer para ter uma melhora na saúde, mas, se fosse tão simples, todo mundo faria atividade física”, aponta o professor.
E mesmo quem não tem muito tempo, deve insistir. “Se eu só tenho 15 minutos do dia para fazer atividade física, eu vou fazer os 15 minutos. Com o passar do tempo, eu consigo arranjar mais tempo, eu tenho mais motivação. O que antes eram 16 agora viram 30 ou 45 minutos, uma hora de atividade física, mas faz efeito sim”, esclarece o educador físico.
Também não importa se for no meio dos carros e parando nos sinais. “Os carros estão em todo lugar. Mais importante do que ficar em casa usando isso como desculpa para não fazer atividade física é fazer atividade física”, aponta Emanuel.
É o que Luis está fazendo. Como só tem tempo livre à noite, é a essa hora que ele se encontra com o amigo e colega zelador de outro prédio e anda pelas calçadas! Os primeiros dias não foram fáceis. “Comecei a sentir muita dor, tive que fazer alongamento, coloquei gelo. Não estou acostumado”, comenta.
Mas o nosso Luis é persistente e já fez até promessa para emagrecer. “Até o fim do ano, eu não vou tomar bebida alcoólica, não vou comer feijoada, não vou comer rabada, não vou comer costela. Só vou comer comida light”, afirma o zelador. E se o Brasil ganhar a Copa? “Não tem problema, eu tomo água”, garante Luís.
“Cheguei em casa da minha caminhada, estou me sentindo muito bem, melhor do que segunda-feira. Ainda tenho condição de fazer mais meia hora de caminhada, mas agora vou tomar um banho gelado, comer uma saladinha leve e ir dormir”, confessa Luis para a câmera.
“Estou fazendo uma caminhada. Acabei de chegar, andei um pouco, caminhei. Acho que está dando tudo certo pra mim, estou sentindo mais disposição para fazer as coisas”, comenta Meiriane.
“Estou até com a pele melhor. As minhas cliente estão falando que eu estou bem, graças a Deus. Hoje, não fui fazer caminhada, mas amanhã irei, em nome de Jesus, tchau”, declara Edna.

Fonte: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1527708-16619,00-EXERCICIO+E+FUNDAMENTAL+PARA+QUEM+QUER+MUDAR+DE+ESTILO+DE+VIDA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário