Noticias via Email

segunda-feira, 1 de março de 2010

Proteína pode trazer problemas para crianças obesas


Uma pesquisa divulgada nesta segunda nos Estados Unidos mostrou como a obesidade pode prejudicar a saúde das crianças de uma forma ainda mais ampla do que se sabia.

Mais de 16 mil crianças e adolescentes entre 1999 e 2006 passaram pelas balanças da Universidade da Carolina do Norte. Todos tinham entre um e 17 anos, 70% estavam com peso considerado normal, 15% tinham excesso de peso, os outros eram obesos ou muito obesos.

Além do peso, os pesquisadores analisaram a quantidade de uma proteína no sangue, a proteína C reativa, que, em níveis elevados, provoca inflamações nas artérias. E inflamação, por si só, já é ruim. Nas artérias, então, pode levar a acidentes cardiovasculares como ataques cardíacos e derrames cerebrais.

O resultado mostrou que entre os obesos e muito obesos 83% tinham altos índices da C reativa. E o mais preocupante: quase metade das crianças muito obesas com idades entre três e cinco anos apresentou níveis elevados da proteína que pode provocar inflamação nas artérias.

O estudo confirma que peso está relacionado a problema nos vasos sanguíneos. A surpresa é que isso tem acontecido mais cedo do que os médicos imaginavam.

"Estar acima do peso é um impacto na vida criança, na saúde do coração, na saúde em geral", diz a pesquisadora, que recomenda: preste sempre atenção se seu filho está tendo uma boa alimentação para prevenir a obesidade.

Pode não combinar com o gosto das crianças, mas o cardápio com frutas, legumes e verduras é o mais indicado para aqueles que estão descobrindo o sabor de uma vida saudável.

Fonte: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1511241-10406,00-PROTEINA+PODE+TRAZER+PROBLEMAS+PARA+CRIANCAS+OBESAS.html

Um comentário:

  1. Anônimo28/3/10

    uma otima pesquisa para os pais ficarem de olho nos seus filhos

    ResponderExcluir